Em construção desde 2012 na Praça da Bandeira, no centro da cidade, estrutura possui 2,5 km de extensão
A Prefeitura do Rio de Janeiro está construindo o maior túnel de drenagem do Brasil. Localizado na Praça da Bandeira, no centro da cidade, o túnel terá 2,5 km de extensão e irá captar a água do Rio Joana e desviá-la para a Baía de Guanabara, a fim de controlar enchentes no local. Segundo a prefeitura, 984 metros do túnel já foram escavados.
A tecnologia usada para escavação é a não destrutiva New Austrian Tunneling Method (NATM) em solo, em rocha e em seção mista. De acordo com o presidente da Fundação Rio-Águas, João Luiz Reis, o túnel equivale em largura a uma pista com duas faixas de rolamento, com cerca de oito metros de largura e seis de altura. A capacidade de transporte do desvio é de 100 metros cúbicos por segundo de água. O novo traçado do Rio Joana passará sob a linha férrea e sob o morro São Cristóvão, seguindo pela Rua Fonseca Telles por meio de túneis perfurados.
A implantação do projeto representa a retirada de um terço do volume que chega ao Canal do Mangue pelos rios Comprido, Joana, Maracanã, Papa-Couve e Trapicheiros. O investimento na construção do túnel é de R$ 343,4 milhões, compartilhados entre Governo Federal e a Prefeitura. As obras de escavação do túnel e construção de galerias, bem como a construção de reservatórios profundos, devem ser concluídas em 2016.
Em dezembro de 2013, foi entregue o primeiro reservatório da Praça da Bandeira, que já operou no último verão.
FONTE:
CREA/DF