Maringá, PR – No último dia 1º de abril de 2026, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento do Paraná (ABENC-PR) recebeu formalmente o pedido de desincompatibilização do Engenheiro Dante Alves Medeiros Filho, que ocupava o cargo de Vice-Presidente e era membro ativo da atual Diretoria.
O afastamento atende aos ritos regimentais e às normas que regem as Eleições do Sistema CONFEA/CREA. Segundo o documento protocolado, o desligamento de suas funções na associação e de qualquer outra atividade vinculada à entidade passa a valer a partir das 23h59 do dia 3 de abril de 2026.
Processo Eleitoral e Transparência
A desincompatibilização é um passo necessário para garantir a isonomia e a transparência do processo eleitoral. O período de afastamento de Dante Alves Medeiros Filho se estenderá até o encerramento do período eleitoral, previsto para 3 de agosto de 2026.
Conforme solicitado pelo engenheiro no requerimento:
• Ficam suspensas suas atividades diretivas;
• Serão bloqueados todos os acessos aos sistemas eletrônicos da ABENC-PR durante o período citado.
Reconhecimento
O Presidente da ABENC-PR, Eng. Civil Francisco José Coelho Teixeira Ladaga, já tomou ciência e formalizou o aceite do pedido em 2 de abril de 2026. A Diretoria agradece ao Eng. Dante pela dedicação demonstrada até o momento e reafirma seu compromisso com a ética e a legalidade em todos os processos que envolvem a representação da categoria.
A ABENC-PR continuará suas atividades normalmente, mantendo o suporte aos seus associados e a defesa da Engenharia Civil paranaense.