Durante o 28º CBENC - Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, realizado em Vitória-ES, foi firmado um convênio entre a Asociación de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos y de la Ingeniería Civil (Asociación Caminos), de Madrid (Espanha), e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC).
Pelo acordo de colaboração mútua, as entidades se comprometem em melhorar os serviços aos associados e reforçar a valorização e defesa da profissão em seus países.
Com três anos de vigência, o acordo contempla o intercâmbio de publicações técnicas e qualquer outro tipo de informação sobre a profissão da Engenharia Civil de forma geral. Além disso, permite a participação mútua dos associados em ações e projetos promovidos por cada uma das entidades. Podem ser eventos técnicos de interesse comum; organização de atividades conjuntas e promoção de intercâmbio de estudantes e engenheiros entre Brasil e Espanha.
O Presidente da ABENC, Engenheiro Civil Francisco Ladaga, destaca que a Asociación Caminos tem projeção internacional marcante e posição privilegiada para promover relações e acordos bilaterais. “Além disso, a entidade atua em campo multidisciplinar que abrange não só a Engenharia Civil, mas também outros ramos. Por este motivo, as atividades desenvolvidas terão potencialmente um caráter transversal que abrange outras áreas da Engenharia, sempre com enfoque nas questões que dizem respeito à nossa profissão”.
A Asociación Caminos é uma entidade de direito privado, criada em 1903 para reunir os profissionais da Engenharia Civil e defender os interesses do sindicato.