O Eng. Civil Rodrigo Freitas, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, apresentou um estudo de Investigação de incêndio da Boate Kiss, no 27º CBENC, promovido pela ABENC.
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, e matou 242 pessoas, sendo a maioria por asfixia, deixando ainda mais de 630 feridos. O fogo teve início durante apresentação de uma banda e se espalhou rapidamente pela casa noturna.
Por meio de vários slides e vídeos, o profissional, especialista em prevenção contra incêndios, trouxe uma abordagem diferente em relação à investigação do incêndio na boate, visando a fomentar a atuação do Engenheiro Civil que trabalha com segurança de incêndio. A apresentação mostrou também cenários da origem e propagação do fogo, cenários sobre o tempo da evacuação e leituras de temperatura.
Segundo ele, os principais fatores que contribuíram para o incêndio foram: o material empregado para isolamento acústico (espuma irregular), uso de sinalizador em ambiente fechado, saída única, indício de superlotação, falhas no extintor, além de saídas de emergências insuficientes e inadequadas.
“Mas o fator mais importante foi a verificação da falta de acompanhamento de um responsável técnico tanto na execução do projeto quanto em reformas, o que evidencia novamente o quão fundamental é o exercício de nossa profissão”, resumiu.