Inspeção técnica de Engenharia é fundamental para a segurança estrutural
 
O Eng. Civil Ricardo Ferreira, Coordenador Adjunto da Câmara Nacional das Coordenações de Engenharia Civil – CNCEEC, do CONFEA, falou sobre a inspeção técnica de Engenharia como mecanismo de garantia da segurança estrutural. Em sua apresentação, ele enfatizou a proposta de dar mais sustentabilidade ao patrimônio nacional de edificações e infraestrutura nacional, tratando de colapsos, acidentes e incidentes nas obras como estradas, pontes, viadutos e barragens. Falou também sobre a matriz energética brasileira que é muito distribuída, correspondendo a 216 usinas e 18,6 mil empreendimentos em operações.

O setor de barragens não conta com muitas normas técnicas da ABNT específicas. Dentro deste contexto, Ricardo afirmou que a partir da Política Estadual de Segurança e Eficiência de Barragens de Goiás, com competências, principalmente, direcionadas aos profissionais de Engenharia, foi criada uma lei federal que exige do empreendedor a anotação de responsabilidade técnica por profissional habilitado dos estudos, planos, projetos, construção, inspiração e demais relatórios.

Em relação a pontes e viadutos, Ricardo exemplificou com algumas obras, principalmente em Goiás, e ressaltou a importância das vistorias periódicas para manutenção, monitoramento e verificação de defeitos nas obras para evitar e minimizar riscos e até interdição.

Ricardo Ferreira salientou o processo de digitalização vinculado ao BIM também se aplica a estruturas antigas. Exemplificou com as obras de barragens, citando que as mais antigas são as que dão menos problemas. “Qualquer solução que não cabe em um celular já está obsoleta. Precisamos modernizar o processo”, assegurou.

Acentuou que existem recursos tecnológicos cada vez mais acessíveis para fazer um levantamento e monitoramento das barragens, citando o uso de drones para inspeção topográfica, software para inspeção em estruturas, com aplicação de algoritmo de inteligência artificial e scanner a laser. “São equipamentos que elevam a eficiência estrutural de todo o processo de construção, funcionamento e manutenção de uma barragem”.

Ainda, destacou que a Engenharia brasileira tem muito competência para a construção de barragens, lembrando a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO).

Finalizando, Ricardo Ferreira destacou cinco passos fundamentais de operação e manutenção de obras: ações sistematizadas, inspeções regulares, indicadores de comportamento e segurança estrutural, análise precisa (competência, habilidade, vivência) e tomada de decisão no tempo certo (responsabilidade e atitude).

O 1? Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (CPENC) está sendo realizado na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) em parceria com a ABENC-PR.
 
Fotos: Renato Meirelles
Conteúdo: Básica Comunicações
publicado em 18/08/2022

Copyright © 2014
Compartilhe: