Ética na Engenharia é abordada em palestra do 1º CPENC
  
Com um breve histórico do Código de Ética Profissional e de sua aplicação no Sistema CONFEA/CREA, o Eng. Agrícola Valmor Pietsch, Coordenador da Comissão de Ética do CREA-PR, disse que “ninguém está enxergando o óbvio: o nosso problema não é a corrupção; corrupção existe em todos os países do mundo, nosso problema é a impunidade”. 

Por isso que a ética se configura como a disciplina que procura o nexo que liga os objetos dos costumes, os princípios que os regem, os meios de que se utiliza e os fins a que se destinam. E observou que um código de ética é definido como um acordo explícito, com o objetivo de explicitar suas regras de convivência, tem força simbólica, sendo um instrumento de regulação dos comportamentos de seus membros.

O Eng. Agrícola acentuou que um código de ética profissional deve definir deveres, direitos, tanto individuais quanto coletivos, que impeçam pessoas inabilitadas exercitarem as atividades profissionais e que  combatam a falta de ética profissional.

“É preciso exercer a profissão eticamente e evitar o dolo, negligência e imperícia, e usar o conhecimento e habilidade para o avanço do bem-estar da humanidade. A honestidade e imparcialidade também são princípios éticos importantes”, observou.

Pietsch informou que a Comissão de Ética do CREA-PR, composta por 38 conselheiros, está analisando 371 processos éticos, sendo falsificação em ART, falta de qualidade em serviços e obras, difamação, plágio, práticas honorários vis, e atividades estranhas à profissão como as principais causas de condutas ilícitas. Ele concluiu sua apresentação apontando que “felizes são aqueles que constroem o coletivo”.

O 1? Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (CPENC) está sendo realizado na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) em parceria com a ABENC-PR.
 
Fotos: Renato Meirelles
Conteúdo: Básica Comunicações
publicado em 18/08/2022

Copyright © 2014
Compartilhe: