Sustentabilidade na construção civil pauta palestra no 1 CPENC
 
A Eng. Civil Edna Possan abordou a sustentabilidade na construção civil, destacando que esse tema é muito atual e importante e pontuou os aspectos relevantes que envolvem o assunto. “Quando a gente fala em sustentabilidade é, pelo menos, atender as normas vigentes em relação à construção civil. Fazer as coisas direitas e bem feitas para entregar moradias dignas, por exemplo”, observou.

“Toda a atividade humana gera impacto ambiental, portanto, é preciso gerar o menor impacto com engenharia, tecnologia e conhecimento para prover dez bilhões de pessoas que irão coabitar no Planeta e precisaremos de muita Engenharia sustentável”, disse.

Edna argumentou que uma construção sustentável é aquela que possui baixo impacto ambiental em todo o seu ciclo de vida, o que significa que desde o projeto de concepção da edificação até a execução devem ser otimizados a funcionalidade e o desempenho, desperdícios e redução de resíduos e poluentes, bem como reciclagem de materiais.

“Dentro do conceito de sustentabilidade é preciso considerar a utilização de materiais sustentáveis como os biomateriais”, destacou, exemplificando o uso de bactérias. Citou também medidas para reduzir rapidamente a emissão de gases na atmosfera.

Sobre as estratégias de aplicar a sustentabilidade na construção civil, falou da plataforma SIDAC, Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção, Trata-se de uma plataforma que permite calcular indicadores de desempenho ambiental de produtos de construção com base em dados brasileiros e nos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). O Sidac visa contribuir para incorporar o desempenho ambiental nas decisões do dia a dia da construção civil brasileira, de forma simples, prática e acessível, para viabilizar a redução do carbono e da energia incorporados nas edificações.
Por fim, falou sobre tecnologia, realidade aumentada e sequestro de carbono como práticas que são bem-vindas quando se fala em sustentabilidade na construção civil. “Assim poderemos cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, porque os engenheiros são agentes sustentáveis para a construção civil”, finalizou.

O 1 Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (CPENC) está sendo realizado na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) em parceria com a ABENC-PR.
 
Fotos: Renato Meirelles
Conteúdo: Básica Comunicações
publicado em 17/08/2022

Copyright © 2014
Compartilhe: