Eng. Civil Marcos Tozzi fala da importância dos engenheiros na construção de uma nação
“A importância da Engenharia Civil no desenvolvimento mundial e nacional” foi o tema da apresentação do Eng. Civil Marcos José Tozzi, com mediação do Eng. Civil Msc Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da ABENC nacional.

Ele destacou o compromisso do Engenheiro Civil que trabalha literalmente na construção da infraestrutura do Brasil, se tornando o agente de transformação e de desenvolvimento de uma nação. Também citou algumas tendências da área como a sustentabilidade. “No nosso caso, sustentabilidade é o equilíbrio entre o socioeconômico e o meio ambiente”, disse. 

Tozzi comentou sobre a transformação tecnológica e a inovação no canteiro de obras, exemplificando com a realidade aumentada – que permite verificar a conformidade entre obra e projeto –, as vantagens da impressora 3D e a consequente redução do desperdício de material, além das grandes obras fantásticas de Engenharia Civil, como as maiores torres do mundo, complexos habitacionais com mais de 1 mil apartamentos e passarelas de pedestres em cidades populosas.

Para ele, no Brasil, a Usina Hidrelétrica de Itapu foi responsável por inserir o país entre as referências globais da Engenharia Civil. Outra obra seria a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada no Rio São Francisco.

Por fim, Tozzi observou que 80% do PIB nacional está ligado às atividades das Engenharias.  “Isso nos deixa como alerta que, se quisermos aumentar nosso produto interno, temos prioritariamente que formar mais engenheiros”, pontuou.

O 1 Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (CPENC) está sendo realizado na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) em parceria com a ABENC-PR.
 
Fotos: Renato Meirelles
Conteúdo: Básica Comunicações
publicado em 17/08/2022

Copyright © 2014
Compartilhe: