Começa em Curitiba o 1 Congresso Paranaense de Engenheiros Civis
O Presidente da ABENC-PR, Eng. Civil Cirus Itiberê da Cunha, abriu na manhã de hoje (17/08) o I Congresso Paranaense de Engenheiros Civis, na sede do IEP-PR.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, ele disse que o evento é uma oportunidade única ao abrir um universo de assuntos e conhecimentos a jovens profissionais, da mesma forma que assegura um debate qualificado entre profissionais que estão há tempos na ativa.

“Em sua primeira edição, teremos a participação de diversos ícones para mostrar o que se tem feito de melhor no setor, contribuindo assim, para a padronização de procedimentos e capacitação dos profissionais”, disse.

A mesa de abertura da solenidade foi composta também por Almir Bonatto, superintendente do gabinete da Vice-Prefeitura de Curitiba, representando o vice-prefeito Eduardo Pimentel; Presidente do Instituto dos Engenheiros do Paraná, Eng. Eletricista Nelson Gomez;  Presidente do CREA-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira; Presidente da Mútua-PR, Eng. Civil Júlio Russi; Eng. Civil Gilson Fernandes Gomy de Ribeiro, Secretário da ABENC; Chefe de Gabinete do CONFEA, Luiz Antonio Rossafa, representando o Presidente do CONFEA, Eng. Civil João Carlos Pimenta; General de Exército Luís Carlos Gomes Mattos, ex-presidente do Superior Tribunal Militar; e Presidente do IBAPE-PR, Eng. Civil João Augusto Barão Michelloto.

Depoimentos

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Eng. Eletricista Nelson Gomez, destacou a atuação do IEP-PR em defesa dos profissionais de Engenharia, bem como a realização de eventos que a entidade promove para a atualização e capacitação dos engenheiros e acadêmicos.

O Eng. Civil Gilson Fernandes Gomy de Ribeiro, Secretário da ABENC, falou sobre a atuação das entidades que incentivam a capacitação dos profissionais de Engenharia e convocou com engenheiros mais jovens a participar da gestão da ABENC.

O Diretor de Benefícios da Mútua, Eng. Civil Carlos Vilhena, afirmou que como braço assistencial do Sistema CONFEA/ CREA, a Mútua apoia eventos que valorizam a Engenheira.

O Chefe de Gabinete do CONFEA, Luiz Antonio Rossafa, fez um recorte da história de atuação do Conselho Federal, suas lutas e conquistas. “Somos mais de 1 milhão de profissionais, sendo 400 mil no grupo de Engenheiros Civis; o que nos torna o maior conselho multiprofissional do mundo”, disse. “Estamos trabalhando para uma nova fase para este país, da redenção de uma civilização que aqui é exemplo para o mundo, com fronteira pacificada. E precisamos nos fortalecer. Vamos cuidar do nosso Conselho que é nosso Norte, e parabéns aos Engenheiros que são o esteio da Nação”, salientou.

Ao cumprimentar todos os presentes, o Presidente do CREA-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira, lembrou do orgulho de participar de um evento no IEP-PR como Engenheiro formado no Paraná e professor de Engenharia Civil. “Temos 35 mil Engenheiros e a cada ano as universidades formam até 4 mil que entram no mercado de trabalho, uma enorme responsabilidade e um futuro promissor”, comentou, elogiando a iniciativa da realização de um evento híbrido que amplia a interação entre seus participantes. Rocha citou ainda a atuação ativa dos Engenheiros em vários projetos, como o processo do novo pedágio e a Ferroeste, que qualificou como “orgulho da Engenharia paranaense”.

O General do Exército Luís Carlos Gomes Mattos, ex-presidente do Superior Tribunal Militar, fez uma retrospectiva de sua atuação profissional e comentou sobre as missões que lhe deram o privilégio de conhecer o Brasil, como a viagem ao longo da Transamazônica e a outra na estrada que liga Porto Velho a Manaus, ambas junto com equipes de Engenheiros.

O Deputado Federal e Engenheiro Civil Ricardo Barros, autor da palestra magna de abertura, saudou os colegas Engenheiros, afirmando que são “coringas, profissionais com visão macro dos problemas que são enfrentados, mostrando caminhos e soluções”. 

O 1 Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (CPENC) está sendo realizado na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) em parceria com a ABENC-PR.


Fotos: Renato Meirelles
Conteúdo: Básica Comunicações
publicado em 21/08/2022

Copyright © 2014
Compartilhe: