Durante os dias 17 e 18 de agosto (quarta e quinta-feira), Curitiba sediará o I Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (CPENC). Organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) em parceria com a ABENC-PR, o evento visa promover o intercâmbio de experiências e melhores práticas do setor de Engenharia Civil, contribuindo para a valorização e ampliação do conhecimento profissional da área.
O I CPENC também recebeu o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Alguns detalhes da parceria e a expectativa da entidade podem ser conferidos na entrevista abaixo, realizada com o Presidente do CREA-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha.
1) Poderia nos falar um pouco sobre a relação entre as entidades (ABENC nacional, ABENC-PR e CREA-PR) e de que forma atuam no desenvolvimento da categoria?
O relacionamento entre as entidades visa a valorização dos profissionais de Engenharia Civil junto à sociedade. É importante destacar que a ABENC representa a profissão com o maior número de inscritos no CREA-PR. Em números, são mais de 25 mil profissionais, cerca de 40% dos nossos registros, que representam uma classe ativa, histórica e que foi referência para as demais áreas do nosso sistema profissional.
Temos uma presença muito ativa entre as entidades, tanto no âmbito estadual, em parceria com o Presidente da ABENC-PR, Eng. Civil Cirus Itiberê da Cunha, como no território nacional, com o auxílio do Presidente da ABENC, Eng. Civil Francisco Ladaga. Ambos são muito atuantes na área e realizaram no ano passado o 26º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis no Paraná, uma parceria entre a ABENC nacional e a ABENC-PR.
Já o Presidente Francisco Ladaga, com quem tive a oportunidade de ser conselheiro da classe, é uma liderança nacional extremamente respeitada e conhecida por sua atuação em defesa da Engenharia Civil. O CREA-PR tem uma relação muito boa com essas duas entidades, que sempre se esforçam em prol dos nossos profissionais.
2) Qual a importância do apoio do CREA-PR ao CPENC?
Considero de máxima importância e um marco na nossa gestão fazer parte da criação do primeiro CPENC. Fiquei muito feliz quando os presidentes Francisco Ladaga e Cirus Itiberê me trouxeram a ideia e a proposta para o evento. Não poderíamos deixar de estarmos juntos nessa iniciativa, que discutirá o papel do Engenheiro Civil na sociedade nas mais variadas áreas de atuação. O CREA-PR estará apoiando com toda a intensidade e todos os mecanismos para que esse evento possa ser realizado em grande nível.
3) Como será a participação do CREA-PR no evento?
O CREA-PR está ligado na concepção e execução deste importante evento da Engenharia Civil do nosso estado. Como coorganizadores, a nossa participação ocorreu desde o início do projeto, em apoio às entidades de classe estadual (ABENC-PR) e nacional (ABENC). Através do nosso Edital de Chamamento, foi feita a inscrição para que pudéssemos apoiar o evento com recursos. Estaremos presentes nos dias do CPENC com um stand especial, que contará com a identificação visual do CREA-PR para receber os participantes da melhor forma.
4) Qual a sua expectativa sobre o evento?
Esperamos que seja um congresso de alto nível e que possamos, a partir do congresso, definir uma série de posicionamento e políticas da classe. A nossa expectativa é de uma participação ativa dos profissionais, conselheiros e entidades de classes relacionados à Engenharia Civil, para que possamos contribuir com excelentes discussões e também resultados práticos a partir do Congresso.