Engenharia deve tomar a frente no combate aos impactos ambientais
 
A segunda palestra desta sexta-feira do 26º CBENC foi ministrada pelo Eng. Civil Doutor Antônio Roberto Martins Barboza de Oliveira. Intitulada “Mananciais de abastecimento e a poluição”, a fala convocou os Engenheiros Civis a tomarem a frente no combate à poluição ambiental no Brasil. “Precisamos tomar o seu lugar no desenvolvimento do país. Quantos empreendimentos vemos nascer sem infraestrutura. Muitos são implantados por questões políticas, porque vão promover o desenvolvimento da região, mas sem aprovação dos órgãos ambientais. E os Engenheiros precisam mudar esse cenário em nome das futuras gerações”, alertou.
 
“A poluição vem de diversas frentes. No uso doméstico temos o esgoto não tratado, os muitos produtos de limpeza e os novos patógenos que surgem a cada dia. Já na parte industrial, temos uma poluição química violenta e biológica com produtos fortes para lavar e higienizar. Antes de implantar uma indústria ou criar uma cidade já deveríamos implantar uma estação de tratamento. E existe ainda o uso rural, com poluição orgânica oriunda da adubação, química por meio dos defensivos agrícolas, que acabam com as defesas naturais do meio”, explicou.
 
Outro ponto abordado na palestra foi o desenvolvimento urbano desenfreado que impacta de forma direta no regime de chuvas. “O Brasil possui uma geologia diferenciada, com solos calcáreos altamente absorventes. Junto com a ocupação inadequada do solo, isso causa um impacto na bacia hidrográfica. Em uma área de floresta, o escoamento da água da chuva floresta é de 35%. Já em uma área urbana, é de 90%. Isso causa aumento da vazão nas precipitações e diminuição no período de estiagem, ou seja, acentuei a cheia e aumentei a estiagem. Além disso, há a redução de água no subsolo e as vegetações ficam frágeis, como no Rio de Janeiro, que qualquer vento derruba as árvores”, falou o especialista, em palestra mediada pelo Engenheiro da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti.
 
O 26º CBENC é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
 
Conteúdo/comunicação: Básica Comunicações

Fotos: Nublar Filmes
 
publicado em 17/12/2021

Copyright © 2014
Compartilhe: