Concreto autoadensável ajuda a melhorar processos e viabilizar empreendimentos

A programação de hoje do 26º CBENC iniciou com a palestra “Como aumentar a produtividade e a competitividade da produção de estruturas em concreto autoadensável e reforçado com fibras”, ministrada pelo Eng. Civil Ricardo Ferreira.

“Não conheço um case melhor do que a construção civil no enfretamento da pandemia. Só no segundo semestre deste ano, o setor já cresceu 2,7%. Nós nos reinventamos para fazer mais com menos em um cenário de mudança de paradigmas: não conseguimos mais viabilizar os empreendimentos da mesma forma que há dois anos”, disse Ferreira.

Segundo ele, com o preço do aço e do cimento em alta, é preciso melhorar os processos para viabilizar os empreendimentos. “Uma das opções é o concreto autoadensável, com o qual é possível fazer um pavimento por dia já com os espaços prontos para instalações elétricas e hidráulicas, o que diminui o tempo de construção. Ele também permite reduzir a quantidade de mão de obra necessária para fazer o mesmo trabalho, gerando uma grande economia”, explicou. “Esse tipo de concreto também permite substituir parte do aço por fibra na armadura, gerando toda uma sistemática de processo construtivo a menos”, concluiu. A palestra foi mediada pelo Eng. Civil Adriano Segura.

O 26º CBENC é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC) e acontece até amanhã (17/12) no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

Conteúdo/comunicação: Básica Comunicações

Fotos: Nublar Filmes
publicado em 16/12/2021

Copyright © 2014
Compartilhe: