Estudantes de engenharia civil de MS são premiados na 71ª Soea
A primeira edição do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) realizado junto com a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em Teresina, de 11 a 15 de agosto, contou com a apresentação oral de 21 trabalhos premiados entre os mais de 600 projetos inscritos.
Mato Grosso do Sul contou com um projeto premiado.  O trabalho  “Cinzas do bagaço da cana-de-açúcar: alternativa para produção de concretos sustentáveis”  foi desenvolvido pelos estudantes do curso de engenharia civil da Anhanguera-Uniderp, Paulo Eduardo Teodoro, Diego Antônio da Silva, Diogo Charbel e Matheus Piazzalung, sob a orientação do professor e engenheiro civil Sidiclei Formagini.
De acordo com Paulo Teodoro, que foi até Teresina para participar do Congresso, a ideia do projeto é verificar a influência da adição de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar nas propriedades mecânicas do concreto. “Atualmente estes resíduos não possuem uma finalidade específica, sendo comumente descartados na agricultura. O trabalho demonstrou que a substituição de 5% de cimento Portland por cinzas do bagaço de cana-de-açúcar não interfere nas propriedades do concreto avaliado. A redução no consumo de cimento indica economia financeira, pelo menor custo de produção desta matéria prima e redução na emissão de CO2 no meio ambiente, proveniente dos processos de queima para sua fabricação”, explica o graduando em engenharia civil e agronomia Paulo Eduardo Teodoro.
publicado em 20/08/2014

Copyright © 2014