Encontro Nacional da Engenharia Civil debate fiscalização fortalecida e legislação moderna

Em pouco mais de uma semana, entre os dias 18 e 20 de maio, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realiza, em Maceió, o Encontro Nacional da Engenharia Civil - Reunião dos Conselheiros Federais e Regionais da modalidade Engenharia Civil do Sistema Confea/Crea e Mútua. Nossa expectativa é de que os conselheiros possam, conjuntamente, proceder estudos e apontar providências para o aperfeiçoamento e a aplicação da legislação que regulamenta o exercício profissional. O Confea cumpre, nessa oportunidade, o que determina o artigo 53 da Lei nº 5.194/1966.

O evento atende ainda a uma sugestão da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), discutida durante o Seminário de Integração dos Conselhos Federais com Membros dos Órgãos Consultivos do Sistema, realizado em Águas de Lindóia, em junho do ano passado. A moção de apoio da Abenc, aprovada em Lindóia, foi posteriormente aprovada pelo plenário federal. Também em decorrência daquela discussão, já promovemos, em Cuiabá, em novembro do ano passado, dentro do XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), a 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais da Agronomia, antecipando este Encontro com a Engenharia Civil, cujo modelo contribuirá para o diálogo com outras modalidades ao longo do ano.

A ideia principal é avançar no desenvolvimento de estudos e na indicação de providências para modernizar a legislação que regulamenta o exercício profissional. É o que podemos estabelecer também durante todas as rodadas de discussão do VIII Congresso Nacional de Profissionais, que tomaram todo o país no ano passado.

A preocupação de estar mais próximos dos profissionais surge da identificação de que esta é uma maneira eficiente de incrementar o diálogo, aperfeiçoar o conhecimento técnico e profissional e, enfim, valorizar o encontro dos representantes do Conselho com as bases das diversas modalidades do Sistema. 

Nesta reunião inédita com a modalidade Civil, a expectativa é de que participem 500 representantes e profissionais. Discutiremos a atuação profissional e a atuação do Sistema diante dos novos desafios técnicos e normativos para esta modalidade e, consequentemente, para o próprio Sistema, por meio de uma Carta de Proposituras a serem analisadas pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC). 

É importante destacar que, apesar de sua denominação, o Encontro também abrangerá outros títulos além dos colegas da Engenharia Civil propriamente dita. Afinal, a modalidade envolve 16 títulos de engenheiro, 15 títulos de tecnólogo e 13 de técnicos. À sua esfera de conhecimentos, pertencem temas como construção civil, saneamento, recursos hídricos, meio-ambiente e muitos outros. 

Por sinal, o tema do saneamento foi tratado, nesta última semana, em Uberlândia, na 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Comparecemos com o gerente regional do Sudeste, engenheiro civil Hideki Matsuda, e ainda o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira Silva, além de integrantes da Gerência de Comunicação do Confea, que se responsabilizou pelo atendimento no nosso estande a cerca de dois mil participantes da Assemae.

Vivemos um momento de bastante preocupação para a Engenharia, com os reflexos da falta de planejamento por que o país passou durante os últimos sete anos de preparação para a Copa do Mundo e as crises decorrentes das cheias do Norte, além de outros temas discutidos durante a terceira reunião ordinária do Colégio de Presidentes, em Goiânia, no fechamento da semana. O Encontro Nacional da Engenharia Civil também pode trazer novas contribuições para todos esses cenários. 

 

publicado em 31/05/2014
Engenheiro Civil José Tadeu da Silva
Presidente do Confea
 

Copyright © 2014
Compartilhe: